Sociologia
Ano Letivo 2012/2013
* Introdução * Viver em Sociedade: * As organizações: * Tipos de organizações: * Organizações públicas * Organizações privadas * Organizações de economia social * Estrutura organizacional e divisão de trabalho * Conclusão
No âmbito da disciplina de Sociologia, foi-nos atribuído um tema diferente a cada grupo de trabalho, sendo o nosso baseado no tema “Viver em Sociedade – As organizações” e nos seus subtemas, que são os seguintes: tipos de organizações; organizações públicas; organizações privadas; organizações de economia social e estrutura organizacional e divisão de trabalho.
Iremos falar e explicar cada tema e subtema deste trabalho, com o objetivo de aprofundar a noção e o conhecimento sobre este tema.
As organizações são distinguidas pela forma de como são financiadas, pelos beneficiários da sua ação e, sobretudo, pelos objetivos que pretendem alcançar.
A sua classificação mais comum é aquela que as distingue em públicas, privadas, e de economia social.
Tendo em conta que o Estado tem como dever constitucional prosseguir tarefas fundamentais que protejam e garantam os direitos económicos, sociais, culturais e ambientais dos cidadãos, ao longo do tempo o mesmo estado criou diversas estruturas e organizações públicas.
Alguns exemplos de direitos constitucionais que encarregam ao Estado de salvaguardar e promover, são basicamente os seguintes: o direito à liberdade e à segurança, a liberdade de aprender e ensinar, o direito à segurança social e ao direito à proteção da saúde.
As organizações públicas têm como função satisfazer as necessidades das populações, integrando quatro elementos principais, tais como:
a) Um grupo humano; b) Uma estrutura de modo a relacionar-se com vários elementos da organização entre si e com o meio social em que ele se insere; c) O papel determinante dos