Sociologia
ISABELLA SOUSA SANTOS
ISABELLE VALENÇA DOS SANTOS VASCONCELOS
ADEMIR TEIXEIRA MELO
RAFAEL DOS SANTOS SILVA
EXISTENCIALISMO
ILHÉUS-BA
2013
ISABELLA SOUSA SANTOS
ISABELLE VALENÇA DOS SANTOS VASCONCELOS
ADEMIR TEIXEIRA MELO
RAFAEL DOS SANTOS SILVA
EXISTENCIALISMO
Trabalho apresentado à Profª Midiane Mércia, para obtenção do 2º crédito na disciplina de Filosofia da Educação Do curso de Licenciatura em Geografia.
ILHÉUS-BA
2013
Existencialismo
Existencialismo é o nome popular de uma posição filosófica originalmente associada ao pensador do século XX Jean Paul Sartre, mas com uma história que remete ao filósofo dinamarquês do século XIX Soren Kierkegaard. Os existencialistas diferiam amplamente entre eles em muitos pontos filosóficos básicos, mas compartilhavam uma preocupação com a liberdade humana e a responsabilidade pessoal, e insistiram na importância da necessidade individual para fazer escolhas.
* Filosofias Tradicionais * As filosofias metafísicas procuram explicar procuram explicar certas características fundamentais da experiência, argumentando que derivam de alguma realidade que essa experiência não afeta. * A filosofia cética mantém que, como toda a experiência humana é ilusória, nada pode ser feito com certeza, e todas as concepções metafísicas são provisórias.
* Existencialismo x Realidade
O existencialismo diverge de ambas as abordagens: * Argumenta contra o ceticismo, afirmando que os homens podem descobrir as verdades fundamentais de sua própria existência * Argumenta contra a metafísica, garantindo que o real é aquilo que experimentamos. * A realidade, no enfoque existencialista, é a realidade VIVIDA.
* A Mundivisão
Para o existencialismo, o universo físico, o mundo separado do homem, não tem significado, nem propósito. É uma contingência, algo que acontece ESTAR AÍ.
* Escolher O momento para a escolha é