Sociologia
Tema: Uzias e o Segredo do Sucesso: Obediência e Humildade (2 Crônicas 26.1-23)
1. O Sucesso é conseqüência da obediência (vs. 1-15)
O sucesso e a prosperidade de Uzias foram conseqüências claras da sua obediência e busca a Deus. Eis algumas evidências de um rei que teme a Deus:
a) Era querido pelo povo (vs. 1-3). Uzias tinha apenas 16 anos de idade quando se tornou rei. Todo o povo de Judá o amava, então, o constituiu rei sobre eles. Reinou por 52 anos em Jerusalém. Era carismático e contava com a simpatia do povo. b) Era querido por Deus (vs. 4, 5). O rei Uzias “fez o que era reto perante o Senhor”, por isso Deus o abençoou. A Bíblia diz que ele, sob a tutela de Zacarias, se propôs “buscar a Deus”, e “Deus o fez prosperar”. c) Obteve sucesso na guerra (vs. 6-8). O rei era temido e respeitado pelos povos vizinhos. “Deus o ajudou” contra os inimigos de Judá e o rei Uzias se tornou “em extremo forte”. d) Era empreendedor e amigo da agricultura (vs. 9, 10). Obteve sucesso na construção e na agricultura, pois buscou a Deus. Edificou torres e tinha muitos lavradores em suas plantações. A Bíblia nos ensina que devemos trabalhar não apenas para os patrões, mas para o próprio Deus e para a sua glória. e) Era grande líder e homem de tecnologia (vs. 11-15). Um líder deve reconhecer e compartilhar o seu sucesso com os seus liderados. Mas Uzias se tornou muito forte e com isso se encheu de orgulho, que foi a causa da sua ruína e fracasso. Irmãos, sejamos humildes e gratos com aquilo que o Senhor nos confiou.
2. O Fracasso é conseqüência do orgulho (vs. 16-23)
A queda e ruína do reinado de Uzias foram conseqüências do seu orgulho e descontentamento de tudo que Deus lhe havia dado. Eis algumas evidências de um homem orgulhoso.
a) Quis o poder religioso (v.16). Uzias não se contentou com a autoridade e dons que Deus lhe havia dado e quis também a autoridade religiosa. Sejamos contentes com o que Deus nos deu e não busquemos apenas o