Sociologia
É um referencial sociológico, pois é exclusiva de um grupo, de uma comunidade.
Os elementos da cultura podem ser materiais (casas, alimentos ou Igreja), ou imateriais, valores, costumes e crenças (arquitetura, gastronomia e religião).
Cada elemento do grupo é induzido a pautar o seu comportamento (considerado ideal e instituído; respeitar o próximo, ser solidário) pelas normas sociais vigentes (não trair, repartir os bens) que concretizam e refletem os valores (conceções gerais do bem; lealdade, solidariedade) aceites pelo grupo.
O etnocentrismo cultural é a atitude característica de quem só reconhece legitimidade e validade às normas e valores vigentes da sua cultura ou sociedade. Os valores da sociedade a que pertencemos são na atitude etnocêntrica, declarados como valores universais, ou seja, dada a sua superioridade, devem ser seguidos por todas as sociedades e culturas. Perigos da atitude etnocêntrica são: a negação da diversidade cultural humana e sobretudo os crimes, massacres e extermínios que a conjugação dessa atitude ilegítima com ambições económicas provocou ao longo da história.
Socialização
* Socialização: processo pelo qual, ao longo da vida, um individuo aprende e interioriza os elementos socioculturais do seu meio, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que deve viver; * Endoculturação: Processo de aprendizagem e educação de uma cultura, desde a infância até à idade adulta; *