Sociologia
Professora: Denise Carneiro dos Reis Bernardo
Tutor: Rogério de Oliveira Borges
Março 2013
O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização e, depois, utiliza este conhecimento para ajudar as empresas a trabalhar com maior eficácia. Ele utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito. Todas as empresas possuem um conhecimento organizacional, que é a capacidade de executar coletivamente tarefas que as pessoas não conseguem fazer atuando de forma isolada, tarefas essas projetadas para criar valor para as partes interessadas na organização.
À medida que muda o ambiente organizacional, como se diz no jargão dos estrategistas, a organização precisa aprender a executar novas tarefas e dar conta das antigas com mais rapidez e eficácia. Em outras palavras, ela deve gerar um novo conhecimento e colocá-lo em prática.
O Comportamento Organizacional tornou-se uma área de teorização e pesquisa repleta de questões a serem analisadas e resolvidas. Foi apresentado nos anos 80 um dos primeiros esquemas conceituais (modelo) para o CO, com quatro níveis de análise: indivíduos, equipes ou pequenos grupos de trabalho, departamentos ou outros pequenos setores organizacionais e a organização como um todo. No final da década de noventa, surge outra proposta de configuração em três níveis: micro organizacional, meso organizacional e macro organizacional.
Sobre as Medidas do comportamento organizacional, o procedimento de medir poderia ser definido como um processo que visa a determinar o valor ou nível, se já qualitativo ou quantitativo,