Sociologia
O Papel das Instituições na Regulamentação e Controle Social
Ponto de Partida
Resposta: Pessoal
Questão 1
Resposta: E
Questão 2
Resposta: As instituições religiosas podem ser subdivididas em quatro categorias: a Igreja-Estado, a denominação, os cultos e as seitas. A Igreja-Estado se confunde com o Estado e consequentemente com o poder político. É exemplo de Igreja-Estado a Igreja Anglicana, na Inglaterra, os mulçumanos Xiitas no Irã, os muçulmanos sunitas, na Arábia Saudita, a Igreja Católica que se considera o Estado do Vaticano, a Igreja
Católica durante o franquismo na Espanha. A reportagem apresenta um caso em que as questões religiosas e políticas se mesclam e se confundem.
Questão 3
Resposta: O texto fala sobre os Amish, uma seita cristã, que preserva costumes tradicionais e vive sem energia elétrica, portanto sem Internet e sem televisão.
A alta tecnologia propiciou a globalização, com a troca vasta e rápida de informações pelo mundo todo. Os Amish vivem à parte da alta tecnologia e consequentemente da globalização. O fundamentalismo religioso luta para preservar os valores tradicionais contra a modernidade. Os fundamentalistas religiosos enxergam a alta tecnologia e a globalização como geradores de desigualdades e excluídos sociais. Não podemos dizer que os Amish pratiquem o fundamentalismo religioso porque, embora preservem os valores tradicionais, rejeitando a alta tecnologia, tudo o que as seitas desejam é se proteger do mundo globalizado. Os fundamentalistas religiosos lutam para reconquistar o lugar na sociedade que eles consideram que lhes foi retirado.
Questão 4
D
Questão 5
Resposta: Muitas vezes uma determinada atitude não é proibida por lei, como roubar, falsificar documentos e dirigir na contramão. No entanto, não são bemaceitas pela sociedade. Casamentos entre pessoas de credos, etnias, raças e classes sociais diferentes podem gerar estresse e dificuldades no âmbito familiar, entre os amigos e