Sociologia
Criminologia
ABRIL 2012
PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS
Trabalho solicitado pelo professor para a disciplina de Criminologia do curso de Direito da
TEIXEIRA DE FREITAS
ABRIL 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................. 4
2 PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS.............................................................. 5
3 POSICIONAMENTO..................................................................................... 9
4 REFERÊNCIAS............................................................................................ 11
1 INTRODUÇÃO
A privatização dos presídios é um tema de grande relevância quando se discute a solução do caos do sistema prisional brasileiro, é necessário levar em conta, que privatizar as penitenciarias pode ser um problema ou solução para as mazelas já existentes e no decorrer deste trabalho será explicado os prós e contras de tais medidas.
A imprensa publica a privatização dos presídios como assunto instigante na seara do Direito e também podemos vê-la em debates ingênuos ou sofisticados. O tema é pertinente não apenas ao Direito Público, mas também em âmbitos morais e ideológicos da população. Muitos dizem que as empresas financiadoras da privatização de um serviço até então público exercem tais atividades à procura de lucros cada vez mais rentáveis. No que diz respeito à esfera ideológica este fato pode ser traduzido como algo que se insurge ao controle do Estado o que acabaria por arruinar nossa ordem político-econômica. Surge, então, um acalorado conflito de ideias debatendo o que para uns seria um problema maior e para outros uma parte da solução.
2 Privatização dos Presídios
A prisão é uma exigência amarga, porém imprescindível. Concebida como uma das formas de apenamento, a prisão é relativamente recente. Sua origem é apontada na penitência do direito eclesiástico, no final do século XVI. Entretanto, a moderna