Sociologia
Data - 28/05/2015
Matéria- Sociologia
Weber e o direito:
Max weber era alemão jurista, intelectual , e sociólogo e também representava os primórdios da sociologia tinha como visão geral ideias baseadas nas teorias de Karl Marx fazia a propor de que o papel da sociologia era analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade e desse fenômenos são extraídos ensinamentos que são analisados e tirados a essência para ser objetos de estudos o foco desse objeto era a ação social o estudo do comportamento humano que se relacionam de maneira subjetiva .
Onde Weber tem como visão da parte da sociologia a compreensão que de certa forma ele não “rotula” o ser humano de maneira nenhuma divergindo de seus pensadores antecessores Emile Durkheim e Comte . No direito ele como visto anteriormente já era jurista e também teve uma contribuição para com o direito ele reformulou metodologia que ja existiam e divulgando três conceitos :
Sentido das ações para o agente que consistia em que além de entender a causa tem que compreender o significado desse fenômeno, o tipo ideal teoria abstrata obtida de casos particulares , casualidade adequada que determina o conjunto de fatores anteriores.
Na casualidade adequada podemos visualizar por exemplo uma assassinato de um governador que e motivado pelo insatisfação social culminando em uma um rebelião social , as ações para um podemos pegar uma divida por meio de cheque e um mero pedaço de papel so que quando vai a mão de outra pessoa ela ganhar valor para sanar a divida, o tipo ideal tem como exemplo e bem representado o estado que diverge de outros grupos políticos pois a regras e leis e a monopólio pois e exigido que o individuo cumpra essa regras.
Weber teve uma ótima contribuição no direito pois teve uma concepção diferente dos seus antecessores ele buscou a linha da compreensão. Por fim, elucidou-se acerca das concepções teóricas e metodológicas de Weber bem como a distinção