Sociologia
Introdução: 2
Capitulo 1 “O que é sociologia?” 3
Capitulo 2 “O nascimento da sociologia” 4
Capitulo 3 “O apito da Fábrica” 5
Capitulo 4 “Tempo é dinheiro!” 6
Capitulo 5: “A metrópole acelerada” 7
Conclusão: 8
Introdução:
Neste trabalho será demonstrado o contexto histórico do surgimento da sociologia, quais as principais causas que influenciaram o nascimento, seus principais sociólogos e tratará também sobre os vários pontos de vista diferentes sobre este assunto.
Capitulo 1 “O que é sociologia?”
O mesmo tempo histórico que permitiu o nascimento da sociologia, segunda metade do século XIX, foi o que sucedeu às duas grandes revoluções ocorridas no século XVIII, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, cujos desdobramentos alteraram profundamente a vida de muitas pessoas.
A sociologia estuda os fenômenos sociais que nos rodeiam, nos ajuda a entender melhor sobre o que vivemos e contribui para alterar o ponto de vista sobre nossa própria vida. Estuda como era a sociedade antigamente para entender o porquê de a sociedade ser assim como ela é agora.
Anthony Giddens escreveu certa vez que “a objeção que os membros leigos da sociedade freqüentemente fazem aos postulados da sociologia é [...] que seus ‘achados’ não lhes dizem nada além do que já sabem - ou, o que é pior, vestem com linguagem técnica o que é perfeitamente familiar na terminologia de todos os dias”. Em outras palavras, aqueles que criticam a sociologia, segundo Giddens, muitas vezes dizem que ela trata do que todo mundo sabe em uma linguagem que ninguém entende. Podemos concordar com a primeira parte, contanto que o final seja modificado: a sociologia trata daquilo que já sabemos de uma maneira que não conhecíamos antes.
Há outro autor, chamado Peter Berger, que torna isso ainda mais claro: “[...] as suas investigações comportam outro tipo de paixão da descoberta. Não é a emoção da descoberta de uma realidade totalmente