Sociologia
Émile Durkheim (1858-1917), nasceu em Épinal, na França, e viveu boa parte de sua vida em Paris.
Durkheim trabalhou para transformar a educação em objeto de investigação científica, pela consolidação da sociologia como disciplina científica. Desta forma a educação pode ser considerada como central em seu pensamento, em sua teoria sociológica.
Foi fortemente influenciado pelas concepções comtinianas de sociedade e ciência, acredita também na existência de um processo social evolutivo (leis naturais). Tais processos podem ser investigados com uma atitude racional, neutra, sem preconceitos da parte do investigador.
* Conceitos da sociologia de Durkheim
Em seu clássico estudo: Da divisão do trabalho social (1893), aonde trabalha com problemas teóricos e empíricos, respondeu muitas questões que podem ser resumidas em uma única grande indagação: Como se dá o processo social que gerou a sociedade moderna?
Dentro destes estudos surge o conceito de consciência coletiva, que sintetiza um conjunto de fenômenos sociais que garante a existência de um tipo de solidariedade entre os indivíduos, que pode nos levar a manutenção permanente da sociedade.
Esta consciência coletiva vem a ser o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. Trata-se de um sistema determinado de crenças que possui vida própria e é difuso em toda a extensão da sociedade, independentemente das condições particulares dos indivíduos, pois estes não são eternos, ao mesmo tempo que a consciência coletiva pode vir a ser, passando de geração a geração. Possui uma existência objetiva e exterior ao individuo, exercendo influencia coercitiva para que consciente ou inconscientemente levem a frente todos os seus pressupostos, conjecturas.
Dentro do conceito de consciência coletiva, temos o conceito de representações coletivas, que são aqueles momentos de pensar que fazem parte da consciência que um grupo tem de si mesmo, é a formação da identidade coletiva