Sociologia
Turma: Terça – Noite
Professor: Rhoden Melo
Aluna: Suzana Santos
Sociologia
Fortaleza,
19 de Agosto de 2014.
Resumo das Aulas Iniciais
Inicialmente, como podemos definir sociedade? Trata-se de uma organização de pessoas com objetivos, interesses e identidade em comum. E o que seria, então, a Sociologia? É a ciência que estuda a formação de uma sociedade, o comportamento humano em função do meio e os fenômenos sociais. Esta também busca compreender as diferentes sociedades e culturas e analisa os seres humanos e suas relações de interdependência. Surgiu como ciência durante os séculos XVIII, XIX e XX, a partir de três revoluções: Industrial, Francesa e Cultural. Nomes que merecem ser citados nesse processo de surgimento e evolução da Sociologia são: Auguste Comte, Émile Durkheim e Max Weber, que com suas distintas linhas de raciocínio, apresentaram seus posicionamentos quanto ao principal objeto de estudo da Sociologia, trazendo para nós as ideias da filosofia positivista, dos fatos sociais e da ação social e burocracia.
Um ponto muito importante dentro da Sociologia é a relação entre o indivíduo e a sociedade. Norbert Elias, sociólogo alemão, traz consigo a ideia de que não há separação entre indivíduo e sociedade, somente nas relações e por meio delas os indivíduos assumem características humanas (como falar, pensar e amar). Para ele, relação indivíduo-sociedade acontece de maneira dinâmica tal e qual a realidade social, através da interdependência entre as pessoas (dependência mútua). Ele formulou o conceito de configuração aplicado a grupos ou sociedades formados por pessoas que se relacionam.
Para concluir, falemos sobre o conceito de Habitus, que liga Elias a Pierre Bourdieu. Para Elias, habitus é o saber social incorporado durante nossa vida em sociedade. Para Bourdieu, o habitus se apresenta como social e individual ao mesmo tempo, e refere-se tanto a um grupo quanto a uma classe e, obrigatoriamente ao