sociologia
1-) Ariosto (visão grega) – Esta visão afirma que alma e corpo são elementos separados. Que somos imortais por natureza, não precisamos de Deus para viver após a morte. Dando mais valor ao trabalho de pensamento e de espirito, assim os gregos deixavam os trabalhos corporais aos escravos e se dedicavam a filosofia.
Samuel (judaico – cristão) – Nesta visão a alma é a vida e está juntamente com o corpo, tendo uma certa comunicação. Neste “corpo” (físico e alma) se exprimem sentimentos, ideias, que fazem parte do nosso ser. Recebemos tudo isso (nossa vida) de Deus, “viemos dele e para ele voltaremos”, portanto a morte é vencida pela ressureição.
Jefferson (engenheiro e economista – cultura tecnocrata) – Esta visão mostra o lado cientifico, acreditando no evolucionismo, que viemos do animal e com a evolução fomos aperfeiçoados. Vivemos em um mundo puramente materialista e tecnológico, e tudo que se diz contrário a este pensamento é alienação, mito, história.
Wellington (Cultura materialista saxônica) – Nesta visão somos simplesmente matéria e o espirito é uma transição entre o momento em que tudo era matéria e o momento em que tudo será matéria. Sendo a vida dividida entre o trabalho e o prazer, onde é preciso trabalhar para ter dinheiro e assim desfrutar da vida- viajar, ir à festas... E é com esse pensamento materialista que leva ao desenvolvimento, à grandeza do povo (Dado o exemplo dos EUA).
Pannikar (Tradições hinduístas e budistas) Acredita em uma união harmônica da vida, é preciso buscar a paz, a felicidade, alcançada através da meditação. Fazendo uma crítica ao materialismo “que só leva à morte”.
2-) A partir da frase, podemos perceber que cada pessoa “constrói” sua ideologia, a partir de suas tradições, costumes e cultura, tendo assim diferentes formas de ver o mundo, Deus, a vida e a sociedade.
4-) Na política, principalmente perto das eleições quando aparece o horário político, onde um partido está sempre criticando os outros e querendo