sociologia
A mercadoria como forma elementar de riqueza
Se a mercadoria é o que permite a acumulaçao de riqueza, é preciso entender o que confere a ela o seu valor. Ou melhor, os seus valores: Valor-de-uso: funçao do consumo, da utilizaçao, da qualidade do bem. Valor absoluto em funçao da sua utilidade. Valor-de-troca: funçao do valor relativo de uma terceira mercadoria (ex. Trigo, ou trabalho) O valor-de-troca serve para quantificar o valor de certas mercadorias quando há interesse na comercializaçao ou permuta mercantil. Valor relativo em funçao do valor de outro bem. O que gera valor? Qual é o valor de certas mercadorias? O que gera valor é a quantidade de trabalho despendida na produçao de determinado bem. “Como valores, as mercadorias sao apenas dimensoes definidas do tempo de trabalho que nelas se cristaliza.” A grandeza de valor é portanto fixa se a quantidade de trabalho é fixa.
E como o valor é alterado diante de ganhos de produtividade?
Quanto maior a produtividade, menor a quantidade de trabalho e portanto menor o seu valor: “A grandeza do valor de uma mercadoria varia na razao direta da quantidade, e na inversa da produtividade, do trabalho que nela se aplica.” Sobre valor-de-uso Coisas que nao possuem trabalho também podem possuir valor (de uso): o ar, a terra, arvores, etc. Mas coisas sem valor util, sem valor-de-uso, não possuem valor. Nenhuma coisa pode ser valor se nao é objeto util. E se nao e util, tampouco será o trabalho nela contido.
Quais sao outras características da mercadorias contendo valor-de-uso?
Possuem trabalho util, sao objeto útil; 2. Mercadorias com trabalhos (esforços) qualitativamente iguais possuem similar valor de uso (ex. dois casacos); 3. O valor das mercadorias e definido pela sua utilidade e pela quantidade de trabalho dispendido na su aproduçao. Sobre o valor-de-troca O valor-de-troca se