Sociologia
A sociologia surgiu no século XIX como uma ciência nova, uma ciência da sociedade. Foi o resultado da necessidade dos homens de compreender as relações que estabelecem entre si e a natureza da vida coletiva sob uma perspectiva nova, independente das convenções e das tradições morais e religiosas.
Tornava-se necessário conhecer as bases da vida social humana e da organização da sociedade, por meio de um modelo de pensamentos que permitisse a observação, o controle e a formulação de explicações racionais.
A sociologia utilizou métodos e instrumentos de analise capazes de interpretar e explicar a experiência social. Os conceitos, hipóteses propostos pela sociologia tem por objetivo guiar a ação humana, permitindo previsões e intervenções com credibilidade.
SOCIOLOGIA – INTRODUÇÃO
Conhecimento como característica do ser humano.
Homens e animais se agrupam, convivem, competem, acasalam, sobrevivem e reproduzem de forma mais ou menos ordenada, em função de suas características e do ambiente em que vivem.
O homem se distingue dos outros animais graças a grande parte de seu comportamento não se desenvolver de forma natural – ANIMAL QUE APRENDE
TORNA-SE HUMANO
Para se tornar humano, o homem tem que aprender com os seus semelhantes.
O comportamento animal é regido pelos instintos, possuindo níveis diferentes de inteligência. Diga-se aqui que todos os animais possuem inteligência concreta, já os seres humanos possuem inteligência abstrata, permitindo ir além à intervenção sobre o mundo. Produzimos cultura, transformamos a natureza adaptando-a à nossa realidade, já os animais, vivem em harmonia com a natureza, seus instintos são regidos por leis biológicas. Nós seres humanos trazemos conosco o mundo simbólico e a possibilidade de considerarmos o contingente, superamos expectativas. No mundo do humano podemos ir além do ritual, do metódico. Encontramos saídas quando a ordem do cosmo é atingida.
O homem criou o