sociologia
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho falei da República Democrática do Congo (anteriormente Zaire), por vezes designada RDC, RD Congo, Congo-Kinshasa, Congo-Quinxasa ou Congo-Quinxassa para diferenciá-la da vizinha República do Congo (que também é chamada Congo-Brazzaville ou Congo-Brazavile) é um país africano. Recentemente passou a ser o segundo maior país da África em questão de área, atrás da Argélia, após a independência do Sudão do Sul em 2011. Confina a norte com a República Centro-Africana e com o Sudão do Sul, a leste com Uganda, Ruanda, Burundi e a Tanzânia, a leste e a sul com a Zâmbia, a sul com Angola e a oeste com o Oceano Atlântico, com o enclave de Cabinda e com o Congo.1 A capital e maior cidade é Kinshasa.
ANTIGUIDADE E COLONIZAÇÃO BELGA
A região foi ocupada na Antiguidade por bantos da África Oriental e povos do rio Nilo, que ali fundaram os reinos de Luba, Baluba e doCongo,14 entre outros. Em 1878, o explorador Henry Stanley fundou entrepostos comerciais no rio Congo, sob ordem do rei belgaLeopoldo II. Na Conferência de Berlim, em 1885, que dividiu a África entre as potências europeias, Leopoldo II recebeu o território como possessão pessoal, chamado-o Estado Livre do Congo.15 Em 1908, o Estado Livre do Congo deixou de ser propriedade da Coroa,16depois da brutalidade deste tipo de colonização ter sido exposta na imprensa ocidental e tornou-se colônia da Bélgica, chamada Congo Belga.
OS TERRITÓRIOS BELGAS DO “CONGO” AO “ZAIRE”
O Congo Belga é hoje a República Democrática do Congo, antigo Zaire. Essa região ocupa grande parte da África Central. Uma das maiores florestas tropicais do mundo ocupa grande parte do seu território, que também é cortado pelo rio Congo.
Sua origem está ligada a formação dos Reinos do Congo e da Baluba pelos pigmeus e bantos. Foram os belgas os primeiros a fundar entrepostos comerciais no rio Congo, através do explorador Henry Stanley. Na Conferência