SOCIOLOGIA
Capitulo Segundo: A formação
A sociologia em seu inicio não foi uma ciência de entendimento geral, por questões de divergências entre os seus estudiosos, isso porque a sociedade era formada por um antagonismo de classes.
“A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência, em boa media, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelo antagonismo de classe.” Marins (1994 p-18)
A sociologia é uma ciência que sofreu e vem sofrendo constantemente com as influências externas da sociedade em que ela está inserida, visto que o momento histórico de certa maneira interfere diretamente na concepção do sociólogo. “[...] contexto histórico influenciou enormemente suas visões a respeito de como deveria ser analisada a sociedade [...]. Tal situação, evidentemente, continua afetando os trabalhos dos sociólogos contemporâneos.” Martins (1994, p.18) “As idéias dos conservadores constituíam um ponto de referencia para os pioneiros da sociologia [...]. Estes, no entanto, modificariam algumas das concepções dos “profetas do passado”, adaptando-as às novas circunstâncias históricas.” Martins (1991, p.18-19)
Um dos pensadores positivistas influenciados pela corrente conservadora foi Saint- Simon, que acreditava que a solução seria o progresso econômico, de maneira que eliminaria os conflitos da sociedade desordenada.
[...] “Em sua visão, a nova época trazia consigo a possibilidade de satisfazer todas as necessidades humanas e constituía a única fonte de riqueza e prosperidade. Acreditava também que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais e traria segurança para os homens.” Martins (1994 p-21)
Várias das idéias de Saint-Simon seriam retomadas por Auguste Comte
(1798-1857).
Mas ao contrário desse pensador, que possuía uma faceta progressista,
[...] “Comte é um pensador