Sociologia
Designa os processos pelos quais os indivíduos se apropriam das normas, valores e funções que regem o funcionamento da sociedade.
Favorece a adaptação de cada indivíduo à vida social e mantém uma certa coesão entre os membros da sociedade.
1
Socialização primária Família Escola Grupo de pares Media Socialização secundária Integração em “submundos” especializados. Ressocialização O indivíduo é separado da sua vida social anterior e despojado da sua identidade social. (Goffman).
2
PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS – DECORREM DA
FORMA DE INTERPRETAR A INDIVÍDUOS E A SOCIEDADE. RELAÇÃO ENTRE OS
1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa sociedade. 2. Teorias que perspectivam uma interacção entre o indivíduo e a sociedade; a sociedade é produzida pelos seus membros. Émile Durkheim (França) – A sociologia deve estudar os factos sociais como coisas e estudar as leis que traduzem as relações que existem entre esses factos sociais (carácter científico). Max Weber (Alemanha) - O estudo de fenómenos que envolvem comportamentos humanos deve basear-se em processos interpretativos.
3
Émile Durkheim
A integração dos indivíduos na sociedade Há consenso e interdependência de direitos e deveres. Existe coerção. Regulação da sociedade Mediante a partilha de: ordem moral, crenças e sentimentos - consciência colectiva. Primado da sociedade sobre o indivíduo O indivíduo está subordinado à sociedade. MÉTODO SOCIOLÓGICO Conceito de facto social
“Facto social é toda a maneira de fazer, fixada ou não susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.”
Regras do método sociológico Regras compatíveis com o processo científico.
4
DURKHEIM E A EDUCAÇÃO “[…] a educação é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções.” Definição da educação “A educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas