sociologia
Comparação das 210 línguas do Brasil, sendo 180 indígenas.
SLIDE: Por quê? Porque há uma grande freqüência de interações entre estranhos. Por exemplo, no mesmo bairro ou no mesmo apartamento é improvável que as pessoas conheçam a maioria de seus vizinhos. Comparação entre grandes cidades e nossa região. Exemplo do Ônibus.
Inóspitos: lugar que apresenta más condições de vida para o Homem
SLIDE: Na chamada ‘ecologia urbana’ eles comparavam a organização da cidade com a organização das espécies em um meio natural, como por exemplo um lago.
LAGO: Há uma competição entre diversas espécies de peixes, insetos e outros organismos que atua de modo a alcançar uma distribuição estável entre eles.
Esse equilíbrio é perturbado quando novas espécies ‘invadem’ e tentam fazer do lago o seu lar, assim os antigos moradores são expulsos do centro do lado e passam a viver uma existência mais precária nas suas margens.
SLIDE: A visão de Wirth: Atualmente, de certa forma as diversas visões propostas se complementam de maneira produtiva, podendo ser combinadas para proporcionar uma imagem abrangente dos processos urbanos.
SLIDE: A visão de Simmel: Comentário sobre a negação da ajuda e etc..
SLIDE: Edward Krupat: Por mais que seja um mundo de estranhos é muito mais fácil sua personalidade, raça ou religião ser aceita em uma cidade grande do que em um interior, este processo de aceitação em um interior pode durar até anos, ou nunca ocorrer.