Sociologia
Tema o exercício do poder
Introdução: poder carismático pod tradicional e tirania 1. Estado moderno( sec 15 e 18 2. Voto e cidadania 3. Pensadores : Aighirri ighieru 4. Bodin 5. Nicolau maguave 6. Thomas rhobbes conclusao Introdução
Max Weber na sua obra “Ciência e Política: as duas vocações”, define o poder em três categorias e fundamenta a sua legitimação: o poder tradicional, o poder carismático e o poder legal. O poder tradicional é legitimado pelos costumes, pelo hábito, pela tradição daquele de exercer autoridade como o patriarcalismo, onde a autoridade é do pai, o patrimonialismo que é do coronel, do patrão e a gerontocracia que a autoridade está na figura do mais velho. O poder carismático é autoridade que se baseia em dons individuais, é a confiança depositada em alguém que tem carisma e que dele fazem chefe. È o poder que os homens dão obediência não pela força ou pelo costume, mas porque neles depositam a fé e o Poder legal (racional) é a autoridade que se impõe pela legalidade, se embasa numa estrutura legal, positiva, estruturada em regras estabelecidas; o dever obediência não está numa pessoa, mas numa norma. Não bastam técnicas para conquistar e manter o poder se houver a legitimação do poder pelo povo, a legitimação é oferecida por outros aos que pretendem com ele governar.
O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel, que no início de 1500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força. Entre as características do Estado Moderno estão:
Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade
Pensadores
Dante Alighieri nasceu na Itália na cidade de Florença no ano de 1265, ele