sociologia
Somente no início do século XX é que se começa a falar em Sociologia como a ciência que trata do estudo dos grupos e das sociedades. No entanto, durante milhares de anos os seres humanos refletiram sobre os grupos e sociedade em que viveram. A Sociologia surgiu com o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais, identificando suas causas e apontando formas de solucioná-los quando se constituíssem em problemas para a sociedade. Constuiu-se um modo de pensar que estabelece a ligação entre os diferentes indivíduos que formam as sociedades humanas, visualizando as estruturas sociais em que vivem.
A Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas – estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade.
Sociologia (do latim socius = companheiro + do grego logia = estudo, tratado) é o ramo da ciência que estuda as relações que se estabelecem entre as pessoas que vivem num grupo social ou numa comunidade, e também as relações que se estabelecem entre diferentes grupos sociais que convivem no âmbito de uma sociedade mais ampla. Essas relações constituem os chamados fatos sociais1. 2
As relações sociais concretizam-se por meio de valores, normas, leis e instituições, consciente ou inconscientemente, incorporadas pelos indivíduos que constituem a sociedade. A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da Sociologia.
A palavra SOCIOLOGIA foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte