Sociologia
A definição de “Terceiro Mundo” vem da discussão sobre o colonialismo e racismo, onde o terceiro mundo é composto pelas nações e “minorias” colonizadas, neocolonizadas e descolonizadas. O proprio termo classifica tais naçoes como “atrasadas” “subdesenvovlidas” e “primitivas”.
O termo foi cunhado pelo demógrafo frances Alfred sauvy nos anos 50 como analogia do “terceiro estado” da frança revolucionaria – ou seja, o povo, em contraste com o primeiro estado (a nobreza) e o segundo (clero).Pressupõe três mundos: o primeiro mundo capitaslista( Europa, Estados Unidos, Australia e Japão), o segundo mundo do bloco comunista ( o lugar da China dentro desse modelo foi objeto de intensso debate) e o Terceiro Mundo propriamente dito.A definiçao central de Terceiro Mundo tem mais a ver com uma prolongada dominação estrutural.
O periodo de “euforia terceiro-mundista”, que foi quando tudo indicava que os esquerdistas do primeiro mundo e as guerrilhas do terceiro iriam conseguir fazer juntos as revoluções globais. Foi substituido pela queda do comunismo, pelo adiamento da “revolução tricontinental” e pela serie de despotas no terceiro mundo.
Aijaz Ahmad diz que a teoria do terceiro mundo é uma “interpelação ideologica aberta” encobrindo a opressão de classe nos tres mundos, limitando o socialismo ao segundo mundo.
Um pais como o Brasil faz parte do terceiro mundo sob uma perspectiva racial e economica, mas ainda assim é dominado por uma elite europeia.Os Estados Unidos um pais de primeiro mundo que sempre teve poucos indigenas e afro-americanos, esta se aproximando de um estado de terceiro mundo devido as levas de migrações pós-independencia.A vida contemporanea no Estados Unidos mescla os destinos de primeiro e terceiro mundos.
Como disseTrinh T. Minh-ha, não existe um terceiro mundo sem seu primeiro mundo, e nenhum primeiro mundo sem seu terceiro.A luta do primeiro e do terceiro mundo nao acontece apenas entre nações, mais tambem entre elas proprias.