Sociologia
Nome do aluno: Ângela Heidemann Feuser
Disciplina: Sociologia
Curso: Administração
Professor: Elvis Bardini
Referente às unidades: 1 e 2
Questão 1:
O surgimento da Sociologia foi marcado por movimentos e revoluções responsáveis pelo surgimento da modernidade. Tais eventos, ao transformarem o cenário social, fizeram surgir diversos problemas que precisavam ser explicados e compreendidos pela razão humana. Assim, a Sociologia nasce, neste contexto, como uma tentativa de resposta, isto é, como uma ciência social que objetiva explicar a sociedade.
a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a aos movimentos e Revoluções citadas e explicando o porquê dessas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Entre 10 a 15 linhas). (Vale 1,5 pontos)
R: A capacidade cultural de criação do homem sempre processou formas de compreender ou interpretar sua forma de estar no mundo. As várias explicações sobre ele nem sempre foram numa atividade racional e científica, foi espiritual na Idade Média, e posteriormente racional com os Iluministas que tratavam os temas medievais com claridade racional, que transformaram as Ciências Sociais numa estrutura sobre a razão, a razão dos modernos, assentada num conhecimento experimental e das ciências naturais e exatas. A sociologia surge de uma combinação histórica e temporal entre os problemas e pontos críticos da modernidade, e a formação teórica e metodológica estruturado numa forma de conhecer a realidade de modo racional e experimental. Mesmo que a sociologia tenha vinculação com a política imperialista do século XIX, a sociologia foi a primeira ciência a preocupar-se com a complexa rede de instituições sociais e grupos que constituem a sociedade, em vez de estudar um aspecto particular. Foi a primeira ciência a preocupar-se com a vida social como totalidade. Sua concepção básica é a de estrutura