sociologia
SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.
Ciências humanas são as disciplinas que tem como objetivo de pesquisa os aspectos do homem como individuo vivendo na sociedade dentre os quais se destacam: as ciências sociais (sociologia, antropologia, e ciências politicas) historia, geografia, linguística, economia, direito e outras como as artes e teologia por exemplo. Por sua vez, as ciências naturais têm como alvo o estudo dos fenômenos físicos e não humanos relacionados com a natureza. São exemplos de ciência politica e como se observo, tem como objetivo de analise, o homem como ser social, ou seja, o homem que é sujeito pode ( pesquisados) pode também ser objeto de estudo. Enquanto um estudioso das ciências naturais (fenômenos naturais) elabora uma pesquisa em laboratório de química, por exemplo, o sujeito se distancia do objetivo de analise social, que não consegue a mesma distancia por também fazer parte da sociedade humana em estudo, e por vezes já ter uma opnião formada do tema a ser analisado.
2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.
Revolução industrial foi a migração das pessoas que moravam no campo e foram para cidade. Eles deixaram o
3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.
O estado tecnológico é a crença que tudo que acontece na natureza é permissão de Deus. O estado metafizico é descrença em Deus e o apego a seres místicos e em espíritos. O estado racional eu positivo é quando não se acredita mais em coisas não vistas, e em coisas não pegáveis, só se acredita em coisas cientificamente comprovada.
4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do