sociologia
Movimentos sociais no Brasil:
Movimento social é um fenômeno de diversas facetas, que acompanha a história das diferentes sociedades - portanto, é mais apropriado tratar (no plural) de movimentos sociais relacionando-os ao cenário social do qual emergem-; e é também objeto de análise, está inserido num campo teórico que o descola, ao menos parcialmente, da realidade diversificada e, desta forma, é possível ultrapassar as singularidades e particularidades de cada movimento social e abranger, num mesmo conceito, fenômenos empíricos muito variados.
Principais revoluções no Brasil no século XX: Revolução de 1930 - na tomada do poder por Getulio Vagas. Mesmo autoritária no encaminhamento das questões sociais e econômicas, procurou desenvolver uma infra-estrutura necessária ao processo de industrialização que se projetava. Mesmo excluindo trabalhadores implantou a legislação trabalhista podemos observar modo de vida é de uma sociedade industriada e outros,principalmente rural, a realidade é de pobreza.
O processo produtivo industrial foi modificado com a modernização da indústria, criando uma maneira de produzir mais com poucos trabalhadores, mesmo não criando novos empregos, foi uma globalização que nos atingiu em cheio. que existe até hoje.
Revolução de 1964 - Desencadeado por um golpe liderado pelos militares que derrubou o governo constitucional de João Goulart. Os movimentos sociais de trabalhadores do campo e da cidade ganharam muitos direitos.
Movimentos sociais do Brasil: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.
Movimento Estudantil: Em 1967, no Brasil, sob a conjuntura da ditadura militar, esse movimento inicia um processo de reorganização, como a única força não institucionalizada de oposição