sociologia
Sabemos que o desenvolvimento do homem é fruto de acontecimentos históricos, derivados da ação humana sendo essa a função do pensamento e da atividade prática, que em contato com a natureza, construindo ou modificando não só o espaço, mas também o indivíduo. O homem é um ser em constante desenvolvimento, seja, ele cultural, social ou religioso e esta evolução vem desde os primórdios.
A educação é um processo de desenvolvimento de capacidade física, intelectual e moral do ser humano, educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Com força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva.
As expressões integradas e inclusivas são comumente utilizadas como se tivessem o mesmo significado. No entanto, em termos educacionais representam grandes diferenças a nível da filosofia a qual cada termo serve. O ensino integrado refere-se às crianças com deficiência de aprenderem de forma eficaz quando freqüentam as escolas regulares, tendo como instrumento a qualidade do