sociologia
Panoptismo de Foucault
Slide 1: Capa:
Slide 2: Biografia de Foucault:
Michel Foucault, nasceu em Outubro de 1926, em França, e faleceu em Junho de 1984, em Paris. Foi um filósofo e professor de História dos Sistemas do pensamento no Collège de France, entre 1970 e 1984.
O seu trabalho envolvia uma arqueologia do saber, da experiência literária, da análise do discurso, das relações de poder e por fim das instituições governamentais.
Foucault é ainda conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões.
Foucault centra-se na "vida": ou seja ele preocupava-se em “recuperar” as pessoas – disciplina-las.
Por fim Michel Faucault, teve como referência Bentham, visto ter sido ele o criador do projeto da prisão panóptica.
Slide 3: Livro Vigiar e Punir:
Vigiar e punir, obra que aborda o Panoptismo (cap. 3), onde Foucault analisa o poder disciplinar na sociedade moderna, abordando ainda as formas de pensamento como relações de poder que geram a imposição.
Slide 4:
Pontos de vista de Foucault:
Método inovador de controlo das instituições: visto estarem submetidos a um controlo constante mudou a forma de agir das pessoas (autorregulação);
Contra a visão iluminista do Homem: ou seja preocupava-se com o ser humano como um todo e não só fisicamente;
Mentes e corpos humanos submetidos a ações externas: podem ser moldados pela instituição;
Coerção do poder: ou seja, induzir alguém a fazer algo, pressionar.
Relação indispensável entre poder e o conhecimento;
Slide 5: Panoptismo:
O Panoptismo corresponde à observação total sendo a tomada integral por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo. Ele é vigiado durante todo o tempo, sem que veja o seu observador, nem que saiba em que momento está a ser vigiado: ou seja quem vê nunca é visto, assim como quem é visto nunca vê e podemos comprová-lo com uma expressão de Foucault:
O Panóptico (...) permite aperfeiçoar o