Sociologia
DURKHEIM
1 – Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?
Estudar e explicar a sociedade tendo como base, pesquisas de fatos observados qualitativamente e quantitativamente, encontrando assim soluções para uma vida social justa e saudável, comparar as diversas sociedades e classificar as espécies sociais.
2 – Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
Consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção pelo indivíduo. Os fatos sociais dão o tom da ordem social, conscientizam as pessoas e uma sociedade o que é aceito ou não, e os influenciam-nos São três características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “Sanções”- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas. Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc. Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. Mesmo antes do indivíduo nascer, a sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é naturalmente imposta através de mecanismos de coerção. Ex: educação.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum setor