sociologia
Já na sociologia é um conhecimento racional e lógico, tirado da verificação experimental e/ou científica, na qual sua verdade é comprovada. Nesse conhecimento se pergunta o porque das coisas acontecerem (o porque da coisa ser o que é).
1) A tentativa de compreender a sociedade e suas relações sociais sempre foi, ao longo da história, uma preocupação de autores, filósofos e pensadores. Não é dificil encontrar obras, em diferentes momentos, que dediquem suas páginas para falar a respeito de como os homens, as organizações e os agrupamentos sociais se comportam.
No entanto, após as revoluções burguesas do século XVIII, essa necessidade tomou-se uma obrigação inevitável. As revoluções Industrial e Francesa abalaram definitivamente as estruturas da Europa, mudando suas concepções e práticas da vida social, econômica, filosófica e política.
A sociologia, como ciência, nasceu da discussão sobre os problemas sociais resultantes das transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, com as revoluções Industrial e Francesa. A sociologia surgiu no século XIX como forma de entender esses problemas e explicá-los.
4) A grande contribuição de Francis Bacon para a historia da ciência moderna foi apresentar conhecimento cientifico como resultado de um método de investigação capaz de conciliar a observação dos fenômenos , a elaboração racional das hipóteses e a experimentação controlada para comprovar as conclusões obtidas.
6) Os processos sociais se distinguem em associativos, quando os indivíduos estabelecem relações positivas, de