Sociologia
Em busca de uma breve definição, para os termos “cultura” e “ideologia”, pode-se rapidamente, até mesmo com uma simples folheada no dicionário, concluir como legado de criações e tendências do indivíduo sendo cultura e, conjunto de idéias e ideais sendo ideologia.
Mas ambos são muito mais complexos, e ocasionam influência direta sobre a sociedade, podendo assim até sugerir uma ligação ou subordinação entre eles.
Com base em grandes nomes da sociologia, aprofundemo-nos a este estudo, para posteriormente formarmos nossas opiniões quanto ao tema.
IDEOLOGIA E CULTURA
Será que estes dois termos, “cultura e ideologia”, podem ser pronunciados separadamente? Ou um é subordinado ao outro? Ou até mesmo, não possuem ligação alguma, são apenas termos que caracterizam a sociedade. Para obter essas respostas é necessário descobrir o significado de cada um destes termos. Mais não de maneira superficial, como a busca em um dicionário. É preciso desvendar suas aplicações na sociedade, só assim será possível compreende-los e posteriormente descobrir se há ligação, ou não, entre ambos
Cultura Ideológica
A palavra ideologia tem diferentes significados, no sentido neutro, que é adotado pelo senso comum, ela é um conjunto de ideias de uma pessoa ou um grupo em relação a sociedade, pensamentos, política e etc; já para escritores como Karl Marx a ideologia é definida como instrumento de persuasão de um povo através da não exposição dos verdadeiros motivos ou fatos oque causa alienação. E é a esta última definição a que o post é voltado.
A ideologia está totalmente infiltrada na sociedade, e divide-a entre os que “pensam” e os que são alienados. Os que “pensam”são definidos como não alienados, ou seja, conhecem todas as tramas de pensamentos ideológicos que os procura persuadir e não permite que elas a influenciem. Já os alienados não conhecem a ideologia e são influenciados pelos meios de comunicação de massa, pelo governo, escolas, entre outros.
Elementos como a