sociologia
• Tipos de sociedade:
O sociólogo Gerhard Lenski difere as sociedades com base em seu nível de tecnologia, economia e comunicação. Este sistema de classificação contém quatro categorias:
• Bandos de caçadores-coletores (categorização de deveres e responsabilidades).
• Sociedades Tribais nas quais existem alguns casos limitados de classe social e prestígio.
Estruturas estratificadas lideradas por caciques.
• civilizações, com hierarquias sociais complexas e organizadas, governos institucionais.
Além delas, também existem:
• Humanidade, sobre a qual repousam todos os elementos da sociedade, incluindo suas crenças.
• Sociedade virtual, uma sociedade baseada na identidade online, que está se desenvolvendo na Era da Informação.
• Grupos sociais:
O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns. Os grupos podem ser tão diminutos quanto uma pequena associação ou tão vastos quanto uma instituição de larga escala ou uma sociedade.
Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal pelos seus membros e pelos não membros. Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si. Para além disso, desempenham papéis e contactam entre si. O grupo tem normas de conduta (que não têm que ser escritas) influenciadoras do modo como os papéis são desempenhados. Outra característica dos grupos sociais é a comunidade de interesses e de alguns valores entre os seus membros. Os grupos sociais estão orientados para um ou vários objetivos e têm uma permanência relativa, isto é, têm alguma duração.
Apesar de terem sido definidas estas características básicas para o grupo social, na realidade ocorrem situações em que é difusa a distinção entre