Sociologia
Bem Vindo, Hoje é segunda-feira 22 de Outubro de 2012
Formulário de busca
EnglishFrançais
Menu principalQUEM SOMOSÁREAS DE ATUAÇÃOSERVIÇOS E PRODUTOSPRODUÇÃO CIENTÍFICABIBLIOTECACONTATO
As Ações Afirmativas inShare
Plano de Aula II.pdf
O objetivo da aula é demonstrar que as políticas de ação afirmativas direcionadas à população negra brasileira são fundamentadas historicamente na luta de resistência contra o racismo, cujos sujeitos sociais desta luta foram, e ainda são, mulheres e homens negros(as). Portanto, não se inscrevem na lógica do assistencialismo e não são concessões do Estado.
Objetivo específico:
Desenvolver o conceito de ação afirmativa, apresentando seus aspectos históricos, políticos e sociais. Demonstrar que no campo educacional estas formas de intervenção são instrumentos efetivos para se problematizar a existência do racismo e da discriminação nas relações interpessoais entre alunos(as), professores(as) e funcionários(as) e instituições. Apresentar a lei 10.639/03 e 11.645/08, cujos direcionamentos no plano da ação são capazes de fomentar, a partir da História e da Cultura Africana e afro-brasileira, a valorização e reconhecimento das mulheres e homens negros(as).
Prática social inicial do conteúdo
Listagem dos conteúdos:
O que são políticas de ação afirmativa; O processo de desenvolvimento destas políticas; As leis que desenvolvem mecanismos que criaram impossibilidades para o acesso de negro(a), de todas as idades a níveis escolares; A discriminação no cotidiano escolar; Quais as possibilidades de tornar estas leis efetivas no cotidiano escolar.
Vivência cotidiana dos alunos: Todos são iguais; não existe racismo nem discriminação; ação afirmativa para população negra é um ato de discriminação.
O que gostaria de saber mais: Pensar as desigualdades entre negros(as) e brancos(as); que as políticas de ação afirmativa são fundamentadas no bojo da história de luta e resistência do povo negro; que é preciso