Sociologia
R: A origem da Sociologia começa o grande êxodo rural, transição do Feudalismo para o Capitalismo, onde as pessoas estavam abandonando os campos em busca de emprego nas cidades. No século XVIII, aconteceram duas revoluções na Europa (Revolução Francesa e Revolução Industrial) que levaram alguns pensadores a criticar e procurar soluções para problemas da sociedade da época. Essa linha de pensamento levou a surgir o Socialismo como ciência que estuda os fenômenos naturais de uma sociedade.
2. Além da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, que outro acontecimento está relacionado ao surgimento da Sociologia? Fale um pouco sobre esse acontecimento.
R: O surgimento do Racionalismo. O Racionalismo pode ser simplificado como "a queda parcial do misticismo/religião". Nessa era, as pessoas deixavam de acreditar cegamente em explicações místicas ou religiosas para acontecimentos e começaram a pensar em explicações científicas, buscando, através de experimentos e observações críticas, comprovar sua teoria. A religião não deixou de existir, mas perdeu força. Este acontecimento influenciou o surgimento da Sociologia porque pensadores e cientistas da época acreditavam que a sociedade também obedecesse uma série de regras que as levavam a determinadas ações (como as revoluções) e estudavam maneiras de melhorar a sociedade através de métodos científicos.
3. Qual era a ideologia (as ideias) sobre a qual estavam ancorados os ideais da Burguesia quando tomou o poder na Revolução Francesa em 1789? O que defendiam e o que criticavam?
R: A Revolução Francesa procurava uma reforma política e religiosa. Defendia os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", que são os três principais ideais da revolução. Queriam derrubar a monarquia e a superioridade da