Sociologia
A economia deu seus primeiros passos na França nos meados do século XVIII, com o surgimento do naturalismo econômico, onde podemos dizer que como ciência, trata dos atos econômicos e como arte, indica meios para promover o bem estar econômico da sociedade.
A Economia trata das relações do homem em sociedade que o conduzem a satisfação de suas necessidades, proporcionando que grupos trabalhem reunidos, e que pela cooperação consciente e inconsciente, contribua para satisfação das necessidades mútuas.
A atividade econômica representa um conjunto de atos econômicos movidos pela necessidade de aquisição de bens econômicos. É econômica toda atividade que se dirige a satisfação das necessidades humanas; e econômicos aqueles fatos ou fenômenos provocados por essa atividade.
Ciência pura, aplicada e técnica industrial estão inseridas como fatos, fenômenos e leis econômicas, onde a ciência pura fixa as regras do pensamento lógico antecipando em muitos anos o desenvolvimento tecnológico. A ciência aplicada se apresenta como parte importante na tecnologia e a técnica industrial preocupa-se em produzir eficientemente o que se propõe a fazer, utilizando tanto os recursos naturais e tecnológicos.
A ciência econômica se utiliza de métodos também empregados pelas demais ciências sociais: dedutivo ou analítico e o indutivo ou de observação.
Dedutivo ou analítico: Método utilizado quando se pretende apresentar o que realmente existes nos fenômenos estudados.
Indutivo ou de observação: Método que verifica, observa, generaliza ou supõe. Utiliza-se das observações de fatos particulares ou para as verdades gerais, se elevando do conhecimento dos fatos e das leis.
Na ciência econômica existem métodos subsidiários, onde temos alguns modelos para explicação dos métodos, como: Modelo Teórico; Modelo Histórico e Modelo previsor.
No método Histórico, se utiliza da observação dos fatos passados, tendo exemplo o Cambio.