Sociologia
1- Qual a diferença entre investimento, custo e despesas?
Investimento: é toda aplicação de recursos monetários próprios ou de terceiros para a compra de bens como máquinas, móveis, patentes, veículos, ferramentas, entre outros. Qualquer gasto realizado cujo bem é ativado será um investimento.
Custo: são gastos relacionados a serviços utilizados na produção de outros bens ou prestação de serviços, por exemplo: o comércio tem gastos na compra de mercadorias. Uma empresa de prestação de serviços os gastos são relativos à mão-de-obra, peças, componentes e outros. E na indústria, os gastos são com matérias-primas, fabricação, mão-de-obra, etc.
Despesas: vencem em função do tempo e não da produção, ela está relacionada com os gastos em aluguel, salários de funcionários, impostos, pró-labore, encargos, combustível para veículos da empresa, que tem que ser pagos no final de cada mês, independente se houve produção ou não.
2- Em que consiste o Custeio por Absorção?
Na apropriação do custo geral de cada departamento e cada produto final. Estes custos podem ser chamados de diretos e indiretos, fixos ou variáveis, ou seja, apropria os custos a à produção do período.
3- Qual a diferença entre custo direto e custo indireto?
A diferença é que o Custo Direto refere-se diretamente aos custos relacionados aos produtos. Isto é, não necessita de rateios para ser atribuídos ao objeto custeado.
Já o Custo Indireto são os custos que não se pode ser atribuídos diretamente aos produtos, dependem de cálculos, rateios ou estimativas, como por exemplo: o aluguel da fábrica, a manutenção, energia elétrica que não pode ser associada ao produto, salários dos chefes e equipe de produção, gastos com limpeza da fábrica, etc.
4- O que é rateio?
É a alocação de custos indiretos aos produtos em fabricação. No entanto, dada a dificuldade de fixação de critérios de rateio, tais alocações carregam consigo certo grau de excesso. O critério de