Sociologia
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Referências
Introdução
Neste trabalho iremos ver as principais atividades econômicas do estado de Goiás. Qual era a primeira atividade econômica, o porquê foi mudando, e como hoje o estado se tornou uns dos maiores exportadores de grãos do país. O interesse de montadoras internacionais de automóveis em se instalarem aqui. Isso proporcionou um aumento enorme e empregos diretos e indiretos em toda região.
Sem contar que temos muitos pontos turísticos em todo estado de Goiás que favorece para a economia do estado.
Atividades economicas
Na primeira metade do século XVIII, a economia de Goiás se identificou, basicamente, com a exploração mineral, com grande destaque para a produção de ouro. Mas foi de curta duração, quase nada dessa riqueza ficou no território goiano. A maior parte foi enriquecer a corte portuguesa. Além do ouro, se fizeram presentes outras atividades econômicas na região: um comércio insignificante restrito às minas, uma agricultura de subsistência e uma pecuária que atendia a outros mercados consumidores além desse.
Com a crise da atividade mineradora, a economia goiana entra no século XIX com os olhos voltados para a agropecuária. Acontece a ruralização dessa economia. A agricultura tinha na ausência de um sistema viário adequado um de seus problemas mais sérios. O gado, por se auto-transportar, sofria menos de tal mal, rompendo o seu isolamento territorial em busca de mercados consumidores.
A expansão do capitalismo em Goiás esbarrou na falta de meios de comunicação aqui presente, dificultando sua ligação com o resto do país, principalmente com a região Centro-Sul. A economia se estrangulava por conta da ausência de um sistema viário adequado. Portanto, a presença dos trilhos aqui serviu para definir os rumos desse sistema.
Surge então, já no século XX, a