Sociologia
Este livro, o quarto de Luís Lourenço sobre José Mourinho, surge pela vontade de “estudar a liderança de um homem vencedor”, frisou o autor.
Depois de já ter dissertado de forma mais académica – numa tese de mestrado – sobre os métodos de trabalho do treinador, o autor garantiu que este é um livro “mais pragmático” e “acessível ao grande público”, sobre “um gestor que, por acaso, é treinador de futebol”, explicou “Liderar é guiar”, “Não acho que José Mourinho saiba mais de futebol do que, por exemplo, Alex Ferguson. A mais-valia dele está nas suas capacidades de liderança”, frisou Luís Lourenço, destacando que o Special One tem “o condão de conseguir retirar o melhor das pessoas”. Para aquele que é hoje o treinador mais bem pago do mundo o significado de liderança é, talvez, o que o distingue enquanto líder. “Liderar é guiar. Eu não mando, eu guio”, explicou o José Mourinho durante uma entrevista realizada pelo autor do livro. “Esta definição passa por garantir condições à sua equipa de desenvolverem as suas capacidades”, destacou Luís Lourenço, sublinhando que “o nome do livro assenta neste pressuposto”.
Mourinho é um treinador “no centro do círculo, ou seja, está envolvido com os seus jogadores”, explicou, considerando que “em Mourinho a vedeta é o grupo e não ele”
O exemplo das vitórias, a motivação, ambição e espírito de equipa são os três “ingredientes” que, segundo Luís Lourenço, dão origem ao sucesso.