Sociologia e o cotidiano
Hoje, com a correria do dia a dia, fazer várias coisas com estudar, trabalhar namorar nos tira tempo, e nunca paramos para pensar sobre o que ocorre ao nosso redor. A sociologia nos ajuda no que diz respeito a essa parte, pois essa é a ciência que estuda as consequências sociais dos relacionamentos dos indivíduos na sociedade.
Entre os jovens contemporâneos um dos assuntos mais comentados é a liberdade, um assunto polêmico, pois de um lado ele quer ser independente de seus pais quando o assunto é fazer suas vontades, mas não tem condições de realizar estas o por falta de maturidade ou condições financeiras o que o torna a condição de dependente novamente. Isso gera um conflito, porque este termo é bem relativo, vivemos em comunidade com outras pessoas, então a possibilidade de fazer tudo o que deseja talvez seja algo que outra pessoa não quer, então está outra pessoa não fica livre para escolher o que quer. Isso quer dizer que não há realmente uma liberdade igual para todos, e sim uma espécie desigualdade, entre uma minoria que pensa em acordo para que ninguém saia prejudicado e do outro aqueles que só pensam na própria vontade sem importar-se com o que os outros pesam ou querem.
Nessa sociedade em que vivemos, podemos encontrar também outras características tanto boas como ruins. Podemos encontrar varias formas de relacionamento, meios de comunicação, formas cada vez mais fáceis de aprendizado e de transmissão de conhecimento, isso tem tudo para tornar uma sociedade mais harmônica e passiva. Mas por outro lado, as pessoas com o passar do tempo, diferentemente das sociedades coletivas da antiguidade, estão cada vez mais individuais e egoístas não se importando com os problemas dos outros e sim apenas com elas mesmas e suas capacidades como pessoa unitária passando por cima de tudo e de todos.
Em um mundo onde as tecnologias e o individualismo é o principio para que as pessoas tomem um rumo para suas vidas, sabemos caminhar de acordo