Sociologia e Política
-A Imaginação Sociológica(Mills)
-Causalidades(Weber)
-Tipo ideal(Weber)
-Pertubação pessoal e questão pública
-Ação Social
Conceitos a ver:
-(Weber) Ética Protestante e Espírito do Capitalismo: paradoxo do ascetismo protestante, ascetismo laico, ascetismo Luterano
-Douglas North: Matriz Institucional, instituições públicas, enforcement
Imaginação Sociológica- Quem tem a imaginação sociológica consegue compreender o cenário histórico mais amplo em que vive e compreender o que acontece em torno do mesmo.
“uma consciência da relação entre o indivíduo e a sociedade mais ampla. Essa consciência permite que todos nós (não apenas os sociólogos) compreendamos as ligações existentes entre o nosso ambiente social pessoal imediato e o mundo social impessoal que nos circunda e que colabora para nos moldar.” http://cadernosociologia.blogspot.com.br/2008/08/na-tentativa-de-entender-o.html Tipo ideal- Algo típico
Causalidades- Causalidades sociais, históricas. CAUSA É DIFERENTE DE EFEITO
Pertubação pessoal e questão pública(estrutura social)- As perturbações pessoais, como o próprio nome diz, estão vinculados com os indivíduos e às relações de sua vida social; uma perturbação é um assunto privado.
As questões públicas transcendem os ambientes locais do indivíduo, são assunto públicos.
Exemplo:
“Nessas condições, consideremos o desemprego. Quando numa cidade de cem mil habitantes, somente um homem está desempregado isso é seu problema pessoal, e para sua solução examinamos adequadamente o caráter do homem, suas habilidades e suas oportunidades imediatas. Mas quando numa nação de 50 milhões de empregados, 15 milhões de homens não encontram trabalho, isso é uma questão pública, e não podemos esperar sua solução dentro da escala de oportunidades aberta às pessoas individualmente.”
Ação Social- Existem quatro tipos de ações de acordo com Weber:
Ação tradicional (é uma ação irracional) - que tem como fonte motivadora os costumes ou