Sociologia e Moda, indumentária do Egito
Inspiração
COLEÇÃO ÍSIS
A Coleção Ísis foi inspirada na deusa egípcia, a deusa do amor e da magia, considerada também a mãe de todo Egito. Era filha de Geb, deus da Terra, e mulher do irmão Osíris, deus da vida alem e da vegetação, e teve um filho com Osíris, Horús, deus do céu. De acordo com a mitologia a deusa tinha o poder de provocar a cheia do rio Nilo, o que era muito importante pra agricultura as margens do rio, Ísis tinha um papel central nos rituais e feitiços egípcios, nomeadamente e os de proteção e cura.Ísis também recebeu os títulos de “Rainha dos deuses” “Grande deusa mãe” “Força fecundadora da natureza” e” Deusa da maternidade e do nascimento”.
PESQUISA SOCIOLÓGICA
No processo de formação das primeiras civilizações, a região do Crescente Fértil foi um importante espaço, na qual a relação de dependência do homem em relação à natureza diminuía e vários grupos se sedentarizavam. A domesticação de animais, a invenção dos primeiros arados, a construção de canais de irrigação eram exemplos de que a agricultura viria a ocupar um novo lugar no cotidiano do homem. Mais do que isso, todo esse conhecimento foi responsável pela formação de amplas comunidades.
Entre todas essas civilizações, o Egito destacou-se pela organização de um forte Estado que comandou milhares de pessoas. Situada no nordeste da África, a civilização egípcia teve seu crescimento fortemente vinculado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo. Tomando conhecimento do sistema de cheias desse grande rio, os egípcios organizaram uma avançada atividade agrícola que garantiu o sustento de um grande número de pessoas.
Além dos fatores de ordem natural, devemos salientar que a presença de um Estado centralizado, comandado pela figura do Faraó, teve