Sociologia e Cultura das Organizações
EMENTA: Modernidade e pós-modernidade. Globalização: novos mapas sociais e econômicos. Teorias sociológicas explicativas da estrutura e mudanças sociais e suas implicações sobre as organizações, especialmente sobre a divisão do trabalho, a tecnologia e automação e as relações profissionais. Processo de organização do trabalho frente a novos modelos de gestão. Desenvolvimento, subdesenvolvimento e desigualdades sociais: o caso brasileiro. A ambiguidade dos meios de comunicação de massa. A Internet e a sociedade de rede: a nova economia e as novas formas de inclusão e exclusão social. A Administração sob o ponto de vista de seus elementos internos. Cultura das organizações, poder e ideologia. A natureza da ação administrativa: atitudes e valores, relações com os processos macrossociais. Os processos comunicativos e de interação de grupos e a cidadania profissional da Administração.
OBJETIVOS: Familiarizar os alunos com os fundamentos da teoria sociológica, particularmente a teoria da ação social e desenvolver a habilidade para aplicá-los ao estudo das relações de trabalho, tornando-os aptos para:
- compreender a importância do estudo de várias formas de convivência humana, como elemento para melhor administrar a realidade social das organizações;
- conhecer e compreender a dinâmica da mudança organizacional como decorrência e imperativo das mudanças culturais;
- desenvolver a análise crítica da postura do indivíduo na organização, do seu trabalho frente aos novos processos de gestão e interdependência dos fenômenos sociais.
ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
EMENTA: A compreensão do homem como ser social. Ética humanista. Elementos de ética social. Conhecimento e discurso ético. Valores morais, normas morais. Responsabilidade moral e liberdade. Questões éticas contemporâneas: verdade, liberdade, ciência e política. A responsabilidade social das organizações. A ética no espaço das organizações e na