Sociologia e Antropologia da religião
RAQUEL CLEONICE BUENO SOARES
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO
Trabalho Acadêmico referente à Obtenção de notas para à Disciplina: Sociologia e Antropologia da Religião, do curso: Bacharelado em Teologia da Faculdade Cristã de Curitiba.
Professor: Dr. Edson Martins.
CURITIBA
2014
FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA
EDUARDO PEREIRA
RAQUEL CLEONICE BUENO SOARES
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO
CURITIBA
2014
I – UM BREVE COMPARATIVO ENTRE A UMBANDA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRO E O CRISTIANISMO EVANGÉLICO.
As religiões apesar de todas as diferenças, essencialmente todas as religiões exercem um papel social, psicológico, físico e efetivo graças á sua essência, aquilo que a ciência sempre falha em retratar ao tentar explicar as religiões: a fé conceito que não possui explicação e é o componente mais poderoso de todo o processo religioso.
As religiões recorrem à categoria que lhe são peculiares: sagrado e profano, material e espiritual, eterno e temporal, o que é do céu e o que é da terra, benção e maldição, e outros pares similares.
As religiões são como os alicerces das narrativas que darão sentido a experiência vivida. A força da narrativa plausível e convincente no sentido de guiar os comportamentos e de definir o bem do mal, a verdade ou mentira e desta forma levar pessoas a darem sua própria vida em testemunho ou no sentido inverso, a matarem que se opuser á sua verdade.
A metamorfose da religião e porque a religião só tem força na medida em que seu argumento é aceito pela sociedade. Dai a necessidade está sempre modificando para ser influente e não ceder espaço para o surgimento de novas religiões.
Introdução
Umbanda, a religião brasileira, que apensar de sua origem afro-brasileira, a umbanda não se preocupa com ideia de preservação das raízes africanas e nem mesmo se