sociologia- weber
Os trechos de autoria de Weber, selecionados para estes exercícios, foram extraídos de A ética protestante e o espirito do capitalismo.
1. Nas seguintes afirmações de Weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva.
a. “A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto quanto possível, mas: quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades.” (p. 38)
Resposta:
Para Weber, desde o começo o capitalismo moderno, na sua ação de aumentar a produtividade do trabalho humano aumentando sua intensidade, tem encontrado resistência do comportamento pré-capitalista, e por mais atrasadas que seja esse comportamento (do ponto de vista capitalista) o capitalismo tem de lidar. O empregador tenta impulsionar o ritmo de trabalho para garantir o maior lucro possível através do sistema de pagamento por tarefa, ou seja, pagar não mais pela diária do trabalhador e sim, por produção dando ao empregado à oportunidade de ganhar o que seria para eles alto salários e de aumentar sua eficiência. O empregado, no entanto tende a trabalhar somente o suficiente para ganhar o valor de costume, produzindo menos. Segundo Max Weber:
O homem não deseja naturalmente ganhar mais e mais dinheiro, mas viver simplesmente como foi acostumado a viver e ganhar o necessário para isso (A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. p. 24).
b. “Na verdade, esta ideia peculiar do dever profissional, tão familiar a nós hoje, mas, na realidade tão pouco evidente, é a maior característica da ‘ética social’ da cultura capitalista, e em certo sentido, sua base fundamental.” (p. 33)
Resposta:
Trata-se da economia capitalista moderna que faz do indivíduo um ser competitivo. Essa economia força o indivíduo, à medida