Sociologia rural
“Uma das manifestações do pensamento moderno.”
A palavra Sociologia foi criada pelo filósofo francês AUGUSTE COMTE em 1839, substituindo Física Social, também por ele sugerida em 1828.
SOCIOLOGIA é um termo híbrido, formado do latim “socius”, literalmente companheiro, por extensão sociedade, e do grego “logos”, razão, discurso, estudo, ampliado modernamente para o significado de ciência.
* Ciência da Sociedade ou da humanidade seria a tradução mais próxima das intenções do autor.
A Sociologia pode ser definida como a ciência que estuda a sociedade humana, em suas várias extensões.
OBJETO DA SOCIOLOGIA
SOCIEDADE HUMANA
“Sociedade Humana é um conjunto de grupos sociais, compostos de pessoas unidas por laços de interdependência e sociabilidade, cujo comportamento predominante é regulado por uma estrutura social dinâmica, resultante das ações dos vários agrupamentos que a constituem, especialmente dos mais poderosos ou influentes.” (Benjamin Marcos Lago)
Ao situarmos o OBJETO DA SOCIOLOGIA como a SOCIEDADE HUMANA, descartamos de seu estudo as sociedades animais, incluídas por alguns autores de orientação mais organicista. Realmente, há diferenças tão substanciais dessas em relação àquela, que o seu estudo requer metodologias muito diferentes.
Atualmente, entende-se que o estudo das sociedades animais deve ser parte do objeto da ETOLOGIA, ciência distinta da Sociologia e dedicada ao estudo do comportamento animal.
Segundo ponto de vista predominante entre os sociólogos, não há reducionismo possível da sutil conduta humana ao campo da conduta animal.
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Séculos XVIII e XIX
Contexto histórico da desagregação da Sociedade Feudal e da consolidação da civilização capitalista.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO FRANCESA