Sociologia - questões burocráticas
Embora existam diversas vantagens sobre a burocracia, essa eficiência não descarta a possibilidade de ser também uma ameaça à liberdade individual. Porém, estão relacionadas à racionalidade para o alcance de objetivos organizacionais; Precisão na definição do cargo e conhecimento dos deveres; Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que e por quem deve ser feito, ordens e papéis tramitam por canais preestabelecidos; Univocidade de interpretação garantida pela interpretação específica e escrita, por outro lado a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.
Além da uniformidade de rotinas e procedimentos; Continuidade da organização, algo que pode não acontecer na liderança carismática; Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e do restante; Constância, pois a mesma decisão deve ser tomada na mesma circunstância; Confiabilidade, pois o negócio possui regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo conduzido de forma imparcial.
Por último, os benefícios para as pessoas na organização. Pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada. As pessoas são treinadas para se tornarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoa e competência técnica.
2) Porque é comum nas organizações as pessoas afastarem-se de procedimentos formais?
Pois a maioria deles segue uma burocracia padrão, estes são treinados para confiar estritamente em regras e procedimentos escritos, não sendo estimulados a serem flexíveis, a empregarem seu próprio julgamento na tomada de decisões, ou a buscarem soluções criativas. A burocracia se ocupa do controle de casos seguindo um conjunto de critérios objetivos. Essa rigidez poderia talvez levar a situação de um ritualismo burocrático, que é um caso meio preocupante no qual