Sociologia - Propaganda de camisinhas
Nos dias atuais, é muito comum que jovens tenham uma vida sexual irresponsável. A propaganda da camisinha Zazoo além de ter o objetivo de anunciar o seu produto, mostra de maneira bem humorada uma das consequências acarretadas por não usar preservativos.
A propaganda quer que pensemos que o não uso de preservativos pode gerar consequências, tais como filhos não planejados. Além disso, quer que as pessoas façam relações sexuais seguras, utilizando preservativo e evitando consequências indesejáveis.
Existe também a influência no comportamento social, tendo como foco o público jovem, pretende mostrar que utilizando-se preservativo, tem-se uma vida mais segura, pois o não uso deste não só pode gerar uma vida, mas assim como também pode-se contrair várias doenças sexualmente transmissíveis.
A propaganda valoriza o sistema capitalista, pois incentiva a compra de preservativos daquela marca, o que gera lucro, que é o principal objetivo desse sistema. Aliás, reforça a ideologia capitalista, pois fazendo a propaganda do produto faz com que as pessoas comprem, e assim faz com que o lucro seja cada vez maior.
Portanto, a propaganda conscientiza, porque expõe uma das consequências acarretadas pelo não uso de preservativo, que no caso desta é um filho não planejado.
A propaganda do preservativo Trust anuncia seu produto de maneira banalizada e até um pouco desnecessária e exagerada. Ou seja, foca apenas em comercializar o produto, sem se importar se conscientiza ou não o público alvo.
Assim como no primeiro comercial, eles poderiam mostrar uma conseqüência e os males que o não uso do preservativo pode trazer.
Baseando-se nas análises das propagandas acima, criamos um panfleto com o que pensamos ser o certo para conscientização do uso da camisinha.
Concluímos que, com este trabalho, as propagandas podem sim mostrar seu produto de maneira