sociologia no serviço social
SERVIÇO SOCIAL – 2ª SÉRIE
SOCIOLOGIA
ELOISA APARECIDA DE OLIVEIRA 4300072409
LUCÉLIA STROZZI MARQUES 3822679262
MARIA SANTANA 3870744856
SILVANA FLORES 3873766101
TATIANA SANTOS 4300070219
DIREITOS HUMANOS NO BRASIL E INTERNACIONAL
TUTOR: MA. CLAUDIA REGINA BENEDETTI
Sumaré, 21 de novembro de 2012.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo relacionar e descrever os marcos dos Direitos Humanos no Brasil aos estágios sociais em que eles emergiram à partir da teoria de Émile Durkheim comparando as Declarações Universal dos Direitos humanos com a de Direitos do Bom Povo de Virginia.
Editaremos também os tipos de solidariedade, formações históricas e luta de classes bem como uma descrição das principais diferenças entre as Revoluções Francesas e Americana, para que haja compreensão do desenvolvimento dos direitos humanos internacionais.
Análise e interpretação de imagens também se fazem necessária, onde discutiremos sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil atual.
Finalmente apresentaremos uma conclusão de nossa reflexão referente a esses Direitos, objeto deste estudo.
MARCOS DOS DIREITOS HUMANOS AOS ESTÁGIOS SOCIAIS
A Sociologia nos tem mostrado as várias facetas da história universal, levando-nos aos porquês de tantas mazelas ainda existentes nas sociedades, apesar de Declarações, Constituições, Estatutos, regras e leis.
Ao analisarmos a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração dos direitos da Virgínia, encontramos nos seus títulos e conteúdos uma característica peculiar: a da Virginia centraliza os direitos ao seu próprio povo e a Universal, como o próprio nome diz, é para todos os povos.
Mas para que entendamos o porquê destas Declarações tão importantes que culminou com a solidariedade social na obra de Émile Durkheim, precisamos voltar um pouco na história dos