SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ICS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - EAD
Projeto Integrador
Prof. Amaro Braga
Aluno: Williamberg Barbosa Silva
Polo: Olho d’Água das Flores
Texto de Reflexão: Sociologia no ensino médio
A formação sociológica propicia a visão crítica sobre a realidade buscando desnaturalizar o senso comum, ampliando assim o exercício da cidadania. Essa desnaturalização do senso comum é você desconstruir essas idéias que os alunos trazem do seu cotidiano, idéias equivocadas ou idéias muitas vezes não aceitas socialmente atrapalhando a participação desse indivíduo na estrutura social. Desnaturalizar é mostrar ao aluno do ensino médio, que cada um desses elementos da realidade seja vinculado a noção da família, comportamento de gênero, práticas sexuais, o papel da religião dentro da estrutura social, organização do trabalho, sistema econômico, crime, desvio, dentre outras. Os alunos trazem essas idéias de casa, da TV e do convívio com os amigos. Ai entra o papel do professor de Sociologia, mostrando até que ponto essas idéias correspondem aquilo que é na realidade, mostrando a noção concreta de funcionamento da realidade.
O ensino da Sociologia tem três elementos metodológicos que devem ser levados em conta, que são as teorias, os conceitos e os temas. Uma das dificuldades de ensinar Sociologia no ensino médio: é transformar o que aprendemos na faculdade de Ciências Sociais em alguma coisa que seja digerível para os alunos do ensino médio é trabalhar com temas cotidianos e tentar sociologizar junto aos alunos. Pois a abordagem temática é muito recorrente e muito presente, sendo para muitos professores uma grande saída, que é o que aproxima muito dos alunos falando a linguagem dos mesmos do ensino médio.
O ensino médio é um ensino voltado para um certo esclarecimento, uma contextualização da realidade vivenciada pelo aluno e logo exige do professor de