Sociologia No Ensino Médio
Esses estudos se subdividem em diversas áreas num esforço de compreender amplamente a sociedade e as relações humanas com o aprofundamento necessário que as diferenças dessas relações exigem dos pesquisadores. Complementam-se esses estudos com o auxílio das áreas de antropologia, ciência política, história,psicologia e tantas outras que tem seus estudos voltados para o comportamento, desenvolvimento e relações dos homens.
A sociologia enquanto ciência foi teve seu reconhecimento consolidado recentemente, mas ainda assim foi a precursora entre as ciências sociais a se institucionaliza a partir de um movimento de intelectuais entre os quais podemos citar Auguste Comte, apontado como o responsável por cunhar o termo Sociologia.
Ainda mais recente do que a institucionalização e reconhecimento dessa ciência, que datam do século XIX quando muitas das ciências humanas também tiveram esse privilégio, é a inserção da disciplina de sociologia nas grades curriculares das instituições públicas e privadas de ensino básico.
Especificamente para o Ensino Médio, foi com o advento de uma lei no ano de 2008 que a inclusão das disciplinas de sociologia e Filosofia passaram a tornar-se presença obrigatória para os alunos dos três anos deste ciclo. Desde então essa resolução tem desencadeado alguns debates especialmente por haver uma ampla possibilidade de interpretação quanto os rumos do ensino de Sociologia no Ensino Médio e os eixos de posições.
A presença da disciplina de Sociologia no Ensino Médio incita alguns debates inicialmente pelo caráter que essa disciplina pode adquirir nas escolas, havendo