Sociologia no ensino medio reportagem
A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
O comentario a seguir foi extraido do site http://somostodosgutierrez.wordpress.com, o mesmo representa o ponto de vista dos sociologos e professores de sociologia da grande Curitiba.
“O estudo de sociologia no ensino médio, assim como a de outras ciências humanas – filosofia, psicologia, antropologia, etc. – contribuem na formação do jovem não só com o conhecimento de dados histórico-científicos, mas apurando seu senso crítico e de questionamento. Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crítico das novas gerações, poderemos continuar sonhando, e construindo, um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver.
No Brasil, a Sociologia foi adicionada ao currículo obrigatório do ensino médio em 1925, porém, em 1942 foi removida, chegando a ser proibida em qualquer nível de ensino na década de 60.
Em junho de 2008, após 66 anos de exclusão curricular, a Sociologia, junto com a Filosofia, voltou a ser obrigatória no ensino médio de todo o Brasil através do decreto de lei n- 11.684. Porém, o decreto não estipula o número de horas/aula que devem ser ministradas, deixando esse quesito a critério de cada Estado. Hoje, apenas Paraná e, recentemente, São Paulo, atribuem duas aulas semanais para o ensino da sociologia. Porém, a ameaça de redução da carga horária de sociologia e filosofia volta no Estado do Paraná, e cabe a nós, enquanto estudantes de Ciências Sociais, nos unirmos contra esse projeto.
Além da precarização no ensino de Sociologia, nos deparamos com outro problema: a falta de professores licenciados em sociologia ministrando as aulas no ensino médio.
O último concurso público para professores de Sociologia foi realizado em 2004. Com a aprovação do decreto de lei em 2008, houve um aumento na demanda de profissionais na área, porém não foi aberto nenhum concurso. A situação atual é essa: professores de história, filosofia, geografia e às vezes de