Sociologia Neoliberalismo
Profª: Gláucia Amaral Turma: CAM261 Nome: Beatriz Pereira de Mendonça
TEXTO DE APOIO: NEOLIBERALISMO: AFINAL O QUE É?
Ideologia e Estado Neoliberal
Questão 1: Quais as principais diferenças entre Estado do Bem estar social e Estado Neoliberal?
R: Estado do Bem estar social
Se fundamenta na ideia de aceitação da gerência estatal para o funcionamento cotidiano da sociedade, político e econômico.
Promove uma cultura mais solidária, que defende o mínimo essencial para a viabilização de uma vida saudável em coletividade.
O Estado intervém diretamente suprindo as necessidades ou protegendo os cidadãos através da força estatal, implementa políticas públicas, no intuito de intervir nas leis de mercado e assegurar a sociedade um patamar igualitário mínimo na vida social e um padrão de bem estar.
Estado Neoliberal
Conhecido pelo predomínio do mercado, a privatização, o corte dos gastos públicos, a política repressiva etc.
A privatização era defendida através da alegação de que as empresas de propriedade do Estado seriam deficitárias à economia.
O objetivo do Estado é a defesa do indivíduo, da propriedade privada e do trabalho.
Se fundamenta numa ética individualista, segundo a qual o ser humano deve buscar o prazer e evitar a dor.
Considera-se que a competição derivada do individualismo é positiva para a sociedade.
Questão 2: Analise sociologicamente a frase: “As formas estatais não são produtos de aplicação de ideias, mas sim das mudanças sociais que fazem com que o Estado assuma determinado formato.”
R: A frase refere-se ao fato de que as formas estatais não são pré delimitadas de modo que sejam manifestadas as opiniões populares, mas que estas se adequam e se moldam através das alterações no comportamento social percebidas, com o decorrer do tempo, e das necessidades impostas pela sociedade. Assim, estabelecendo qual o papel que o Estado deverá desempenhar em cada forma estatal.
Questão 3: Por que podemos